Canalizador Lisboa
Instalação de Cozinhas
Uma boa cozinha surpreende, inspira, e até motiva para nela criar as refeições mais criativas, ou tratar das tarefas menos apetecíveis. Mesmo que escolher a cor das portas e gavetas, ou o acabamento e marca dos eletrodomésticos, seja a parte que considera mais divertida, não se cria uma “boa cozinha” apenas por torná-la digna de capa de revista de casa e decoração. Não basta pousar móveis e máquinas em sítios adequados, ou remodelar a sua bem-amada, velha cozinha com um toque de tinta ou uma pequena reparação, aqui ou ali. Uma boa cozinha tem que funcionar, tem que fazer o que precisa que ela faça. Se precisa que a água que cai na pia escoe imediatamente, mas isso não acontece, não tem uma boa cozinha. Se precisa que não venham cheiros nauseabundos do ralo, mesmo com o sifão limpo, mas a sua cozinha continua a cheirar a esgoto, então não tem uma boa cozinha
Seria de pensar que qualquer cozinha fosse uma boa cozinha, mas só porque consegue lá cozinhar e lavar os pratos não quer dizer que tenha uma boa experiência—é a mesma coisa que tomar banho de água fria no inverno; toma banho na mesma, mas não é um bom banho. O que garante a qualidade de uma cozinha? Os eletrodomésticos topo de gama? O mármore da bancada? De todo. A qualidade de uma cozinha começa na sua conceção por parte de canalizadores profissionais que tratam do planeamento e instalação das suas tubagens—o sistema de utilização mais intensiva nesta divisão. Isso não significa, obrigatoriamente, investir nos materiais mais modernos, e, possivelmente, mais caros, tal como não significa que apenas pode sonhar com funcionalidade se tiver a sorte de viver numa casa espaçosa, com uma cozinha ampla.
A base da qualidade é a implementação. Isto significa algo tão simples como confiar a instalação da sua cozinha a canalizadores acreditados, que sabem o que fazer, e, mais importante ainda, o que não fazer, para obter um espaço funcional. Não, não serão os canalizadores que lhe vão construir uma cozinha digna de capa de revista—para isso terá que contar com outro tipo de serviço, ou puxar pelo seu olho para o design—mas a sua cozinha terá como objetivo algo mais do que ser apenas linda e inspiradora para os outros, ela terá também de ser inspiradora para si, e é aí que os seus canalizadores brilham, tratando da parte menos linda da instalação de uma cozinha de modo a que possa partir da melhor base possível, e obter no final uma, comprovadamente, “boa” cozinha.
Instalação de Casas-de-banho
Uma casa de banho higienizada e a funcionar em perfeitas condições parece algo básico, algo ao qual todos temos direito, mas nem sempre assim o é, e ter uma “boa” casa de banho parece um extra pelo qual temos que lutar continuamente. É por isso que se deve sempre começar por uma base sólida, ou seja, pela instalação integral da divisão por canalizadores com conhecimentos e habilitações concretas, que tratem da montagem das tubagens de modo profissional e dotados de um nível de experiência que garanta o melhor resultado final: um sistema de canalizações preparado para tudo.
Mas o que é que significa isso, “um sistema de canalizações preparado para tudo”? Bem, no fundo, você já sabe a resposta. Mesmo que não conheça nada sobre a área ou nunca tenha trabalhado numa empresa de canalizadores no passado, percebe que não é qualquer pessoa que tem capacidade de instalar uma banheira, posicionar as suas tubagens, e conectá-las às respetivas tomadas de água e esgoto. Não precisa de ter sido canalizador, ou conhecer quaisquer pormenores sobre canalização para compreender que trabalhos mais técnicos, tais como planear e implementar um sistema de canos que abranja todas as loiças sanitárias de uma casa de banho, não é algo que deva ser confiado a quaisquer outras pessoas que não canalizadores credenciados, já que é com essa formação e experiência que vem também o conhecimento daqueles detalhes críticos—cotas de instalação, declives de escoamento, entre outros—que, se ignorados, o que muito provavelmente acontecerá se o trabalho não for efetuado por canalizadores profissionais, trarão, sem dúvida, problemas num futuro bem próximo.
Por mais simples que possa parecer a imagem mental que temos do que fazem os canalizadores, a sua área de especialização é muito técnica. Existem muitas maneiras de as coisas correrem mal, e é exatamente por essa razão que apenas conseguimos “um sistema de canalizações preparado para tudo” nas nossas casas de banho, ou seja, preparado para resistir a situações de bloqueio, preparado para toda a sujidade e outros detritos descartados do nosso corpo para a canalização da banheira, entre outros, se começarmos por uma base sólida, assegurada por canalizadores de confiança. Não ficará com um sistema infalível, mas, se depender de uma boa equipa de canalizadores, ficará com um, o mais infalível possível.
Substituição e reparação de torneiras
Se pensarmos bem, as torneiras, apesar de serem um instrumento de utilização mundana nas nossas vidas, são aquilo que nos conecta à água—à que nos mata a sede, à que nos lava o corpo, o cabelo, a roupa, à com a qual cozinhamos os nossos alimentos. É quase caso para dizer, “O que seria das nossas vidas sem torneiras?” mas também não é preciso ir tão longe. Independentemente de filosofias, fato é que estamos dependentes de torneiras em várias alturas do nosso dia a dia, em vários locais, e para várias tarefas. Estes instrumentos funcionam pela movimentação de peças metálicas, o que provoca, invariavelmente, desgaste físico por abrasão, tal como em quaisquer outros objetos em contacto sujeitos a ação mecânica, necessitando, também invariavelmente, de reparação apropriada por um canalizador habilitado.
Para além do desgaste por utilização intensiva, outra causa extremamente comum para chamar um canalizador para a reparação de uma torneira é o calcário. Quanto maior a concentração de iões de cálcio (e magnésio) na água da sua região, maior é a capacidade de precipitação destes em carbonato de cálcio formando calcário, que, sendo insolúvel em água, se deposita nas tubagens, filtros, junções, e sim, também torneiras. Pode-se dar o caso de estes depósitos de calcário taparem a rede o emulsor, por exemplo, reduzindo a pressão a que a água sai para a pia, e, nesse caso, a limpeza mecânica e química com uma solução de vinagre diluído será uma reparação simples com a qual os seus canalizadores podem ajudar. Mas quando não temos a sorte de ser assim tão simples, por exemplo, quando esses depósitos de calcário, em conjunto com a utilização forçada da alavanca de controlo do caudal e temperatura, acabam por causar fricção acentuada no mecanismo de abertura e fecho da torneira, esta pode acabar por ficar inutilizada, sem reparação possível, mesmo por canalizadores experientes.
Certos tipos de reparação envolvem limpeza, certos outros requerem intervenção mecânica, com ou sem substituição de peças, e ainda outras não têm reparação de todo, mas em qualquer um dos casos, uma equipa de canalizadores profissionais resolvem o problema, nem que seja com a trova da unidade danificada por uma nova. E é exatamente por haver uma multitude de causas possíveis, e uma ainda maior lista de possíveis vias de reparação, que não se deve aventurar sozinho a tentar perceber o que fazer, até porque, deixando esse trabalho para canalizadores habilitados, tem o problema resolvido em três tempos e com zero dores de cabeça. Vale bem a pena, não acha?
Canalizador de emergência
Finalmente, mudou-se para a casa dos seus sonhos! Foi uma grande aventura, e não poupou a despesas para garantir que não tinha surpresas desagradáveis no futuro. Pesquisou durante semanas, e entrevistou várias empresas até optar pela equipa de canalizadores com mais extensas provas de qualidade do seu distrito, incluindo várias críticas de cinco estrelas a situações de reparação, reportadas por outros clientes. A essa mesma equipa de canalizadores, contratou um serviço de manutenção, que garante ações preventivas por parte de um canalizador especializado e com uma imensa lista de pontos que são revistos regularmente para se certificar que todas as suas canalizações estão nas melhores condições de funcionamento. Ficou completamente descansado, suportado pelo know-how dos seus canalizadores, seguro que nada poderia correr mal com as tubagens de sua casa. Até que um dia, lhe rebentou um tubo ás três da manhã.
Você, como proprietário, fez o que podia ter feito. Os canalizadores fizeram um trabalho excelente na instalação das canalizações, assim como o canalizador encarregado das vistorias de manutenção, que não deixou escapar ou ignorou qualquer sinal de alarme que fizesse prever que uma situação destas estivesse prestes a acontecer. Mas então, porque aconteceu? Aconteceu porque nenhum material é infalível, e nenhuma situação é perfeita. Por mais cuidados que tenhamos, por melhor que seja a qualidade de um produto de canalização e por mais experientes e qualificados que sejam os canalizadores que os instalam e que os verificam, nunca é possível garantir a 100% que não irá ocorrer uma situação desastrosa em qualquer ponto do futuro, e que nunca irá precisar de uma reparação de emergência.
É daí que vem a importância de termos canalizadores que podemos contactar no caso de emergências, qualquer que seja a hora e tipo de reparação que precisamos nas tubagens ou equipamentos da nossa casa. É às três da manhã que precisa de um canalizador? É a poucas horas de ter de sair para uma reunião de trabalho que precisa de um canalizador? Hoje em dia, consegue. Quando um tubo rebenta, ou a sanita entope, isso constitui uma emergência, algo que põe em risco as suas rotinas diárias, o seu bem-estar na sua própria casa, e é nessas situações que precisa de canalizadores de confiança do seu lado, e precisa deles naquele momento—ou, pelo menos, no tempo que a distância e o trânsito permitirem.
Chegando a sua casa, estes canalizadores tomam as rédeas da situação, procedem à avaliação da causa e à sua reparação o mais rapidamente possível, e ainda o ajudam a fazer um levantamento dos estragos e possíveis intervenções futuras, incluindo qualquer outra reparação que deverá acontecer para voltar ao estado de segurança original. Há promessas que os canalizadores não conseguem fazer, tais como que nunca irá ter problemas no seu sistema de tubagens, mas o que eles podem, sim, garantir, é que, quando isso acontecer, terá um canalizador do seu lado para o ajudar, por isso, esteja prevenido e guarde agora mesmo os seus contactos.
Substituição e Instalação de canalização
Mesmo os canalizadores mais experientes que já passaram por tudo—ou quase tudo— raramente terão visto uma casa antiga que, ainda com a canalização original, nunca tenha tido necessidade de qualquer tipo de reparação. Velhas tubagens de barro tornam-se quebradiças e porosas, canos de metal ganham ferrugem em certas zonas e acabam por corroer, necessitando de reparação. Mesmo que instaladas pelos melhores canalizadores da altura, o tempo não perdoa, e qualquer um destes problemas torna-se especialmente grave em casas extremamente antigas, com estruturas construídas em madeira.
A vida útil expectável para a maioria das canalizações usadas em construção fica, segundo a vasta maioria dos canalizadores, na ordem dos 10 a 50 anos, consoante o material do tubo e conexões, o que não significa que não possam durar mais, ou menos, dependendo de vários fatores. Daí que as tubagens das casas mais antigas estejam sempre mais vulneráveis, já que, não só os seus materiais mais antiquados terão uma vida útil, à partida, inferior, mas também porque é expectável que esta já tenha sido ultrapassada há largos anos.
Por outro lado, quando opta por construir casa nova, e se, ainda mais importante, opta por deixar a instalação da sua canalização a cargo de uma equipa de canalizadores certificados, terá, normalmente, várias décadas sem ter que se preocupar com a reparação de qualquer tubagem. Mas lembre-se: isso não significa estar livre de transtornos, mesmo nos primeiros anos após a construção, e mesmo com os melhores canalizadores do seu lado—a má sorte é mesmo assim, chata e inoportuna. Seja em casas antigas ou modernas, é importante estar atento ao estado de conservação de todos os seus sistemas, nomeadamente da canalização, já que são composições sujeitas a diferentes pressões e temperaturas, bloqueios, e diversas outras situações que poderão pôr em risco a saúde dos seus materiais. Mas mais do que estar atento, tenha à mão o contacto dos seus canalizadores de confiança. Vai, com certeza, precisar deles, no futuro.